Projeto Pedagógico para novo Espaço Pestalozzi Ensino e Convivência



Nos seus 77 anos de tradição em Educação, a Fundação Educandário Pestalozzi, sempre se caracterizou por seu legado de vanguarda e amor ao processo de ensino-aprendizagem em Franca e, mais uma vez, expande sua referência, apresentando à Comunidade Francana mais um espaço ao ar livre tão estimulante e versátil quanto todos os ambientes educacionais já consolidados até hoje.
Trata-se de uma área verde de 3600 m2 no coração da cidade, com espaços multifacetados e interdisciplinares.
Ao primeiro olhar, um lugar de relaxamento e descompressão sob as árvores. Um espaço para contemplação. Tudo isso permitindo que os estudantes se reunam em um novo local de compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens entre eles. Graças aos diversos espaços do local, os educadores da escola poderão dar aulas inteiras em meio a natureza. Uma extensão arquitetônica, paisagística e educacional que convida e promove o desenvolvimento integral de cada aluno, vindo para reforçar o conceito de preservar a natureza e proporcionar uma maior vivência com a mesma, tornando os estudantes co-responsáveis pela conservação do meio ambiente e manutenção de áreas verdes.
Totalmente alinhada a Base Nacional Comum Curricular o projeto pedagógico a ser desenvolvido no novo Espaço Pestalozzi de Ensino e Convivência objetiva o exercício livre da curiosidade intelectual, o desenvolvimento do senso estético e criativo dos estudantes, a consolidação dos conhecimentos multidisciplinares no favorecimento de um ensino colaborativo, ético, crítico e reflexivo. O Pestalozzi presenteará toda sua comunidade escolar como um ambiente acolhedor para novas experiências e o desenvolvimento de múltiplas habilidades.
Os nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio poderão conviver, brincar, participar, explorar, expressar e autoconhecer- se neste novo espaço.
Priorizaremos o brincar e o conviver em parques de areias, decks de madeira, quiosque coberto, vasta área com árvores frutíferas, lago artificial, quadra esportiva de areia, teatro de arena, planisfério, estudos geográficos dos tipos de relevo e hidrografia, clima, temporalidade, observação de fenômenos da natureza e céu noturno, paredes de escaladas, instalações para estudo dos princípios da Física e Química, Horta Pedagógica, desenvolvimento de atividades artísticas, como: música, desenho, pintura, esculturas e modelagens, aprendendo a descrever e recontar a realidade. Mini campo de golf, espaços amplos para rodas de conversa; contemplando o desenvolvimento do eu, do outro e do nós; do corpo, gestos e movimentos; dos traços, sons, cores e formas; da escuta, da fala, pensamentos, imaginação; dos espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Todo o espaço foi pensado para regular as áreas do conhecimento e suas especificidades, desde os primeiros anos até o final da etapa escolar, em uma progressão das múltiplas aprendizagens, articulando todo o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Manteremos o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como a capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar a compreensão de mundo. Será um espaço de flexibilização curricular atendendo às várias áreas do conhecimento embasadas nos referenciais para Educação Infantil até a escolha dos Itinerários Formativos por área do conhecimento do Novo Ensino Médio, respeitando e valorizando o protagonismo do aluno, estimulando-o à interdisciplinaridade que o local proporcionará.
A escola extendida e entendida como um campo aberto para a investigação, intervenção e transformação da sociedade na certeza de que encantará a todos que a visitarem.

Confira os principais espaços propostos neste Projeto:

  • Ampla área verde; (metragem, entradas e saídas, ruas de acesso, quantidade de árvores e seus tipos, etc)
  • Parques na areia; (escavação, sítio arqueológico, deserto, gangorras, balanços, escorregadores, etc)
  • Parques de madeira; (coordenação motora, psicomotricidade, consciência corporal)
  • Quiosque coberto para convivência; (rodas de conversa, debates, coreto, assembleias, aulas, exibição de filmes, trabalho em grupo)
  • Lago artificial; (exploração da fauna, relevo, hidrografia e sustentabilidade)
  • Mini-eclusa;
  • Deck de madeira;
  • Casa do “Faz de Conta”;
  • Teatro de arena; (origem do teatro, apresentação de artistas ao ar livre, aproximação e interação com o público, estrutura em degraus, acústica específica, máscaras, figurinos e textos teatrais)
  • Espaços para desenvolvimento das linguagens artísticas: artes visuais, musicais, teatrais e dança.
  • Quadra Esportiva de areia (Beach tennis, Fut-voley, Voley de Areia e Peteca);
  • Ambientes com total acessibilidade;
  • “Educação para o trânsito”; (todas as faixas de cimento com marcações de trânsito, placas e indicações próprias para identificação de direções)
  • Banheiros;
  • Cantina;
  • Casa de apoio;
  • Placas sinalizadoras em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol)
  • Serviço de som, iluminação e segurança em toda a área;
  • Guarita com porteiro;
  • Pista para bicicletas;
  • Planisfério; (mapa que representa toda a superfície terrestre em plano retangular)
  • Campo de mini golfe no espaço gramado;
  • Telescópio para observação de céu noturno;
  • Equipamentos para medição de clima, água, tempo e direção do vento (termômetro, pluviômetro,relógio do sol, biruta, entre outros)
  • Coleta de água de chuva;
  • Placas de energia solar;
  • Coleta Seletiva de lixo;
  • Horta pedagógica;
  • Novo orquidário;
  • Mini tirolesa;
  • Instalação de redes, balanços e cordas; (psicomotricidade e coordenação motora)
  • “Trilha encantada”; (caça ao tesouro, noite do soninho, acampadentro, etc)
  • Responsabilidade e cuidado com a Fauna e Flora; (pequenos animais e plantas)
  • Utilidade e manejo de ferramentas; (mundo maker)
  • Roda d’água, monjolo e regos dágua;
  • Paredes de escalada; (psicomotricidade)
  • Pisos sensoriais para estimulação infantil; (cascalho, bambu, pedras, barro, britas, argila, tocos altos e baixos)
  • Simulação de cozinha, sala, quarto e banheiros infantis;
  • Espaços de leitura e contação de histórias ao ar livre;
  • Dia do esguicho; (semana da criança)
  • Simulador de “Banca de jornal” para troca de livros;
  • Escadas pintadas com números, letras do alfabeto ou tabuadas;