A Escola Pestalozzi Unidade II, é mantida pela Fundação Educandário Pestalozzi, entidade jurídica de direito privado e finalidades filantrópicas.
Executora dos projetos sociais idealizados pela Fundação, desenvolve desde 1983 o Projeto Lar-Escola, que atende a crianças de 4 a 10 anos, em período integral, através da concessão de Bolsas Escolares e desenvolvimento de ações educativas complementares no período contrário ao escolar, além de oferecer alimentação, material didático e pedagógico e uniformes escolares. Todo este atendimento é prestado de forma totalmente gratuito às crianças de baixa renda ou em situações de vulnerabilidades sociais.
Atualmente atende cerca de 320 crianças, matriculadas nas salas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Executa, também, o Projeto Girassol, através do qual estende suas ações para os alunos que concluem o 5º ano na escola, bem como para crianças e adolescentes da comunidade em geral. Para estes, que se encontram matriculados na rede pública de ensino, são oferecidas diversas atividades socioeducativas no período contrário ao escolar, tais como: futebol, basquete, informática, música, dança, teatro e arte. As atividades do Projeto Girassol visam o desenvolvimento de potencialidades e habilidades necessárias à participação cidadã e à construção do protagonismo destes jovens na sociedade.
Edital de Renovação das Matrículas e Bolsas dos Alunos da Unidade II
O casal Dr. Tomás Novelino e a professora Maria Aparecida Rebelo Novelino iniciaram seu trabalho criando a Fundação Educandário Pestalozzi, porque acreditaram na educação como forma de redimir o homem.
Inauguraram um internato para atendimento de órfãos e adolescentes menos favorecidos.
O internato se transformou na primeira Unidade do Lar-Escola, para que as crianças atendidas não perdessem o vínculo com suas famílias. Crianças carentes, na faixa etária de 04 a 12 anos, de ambos os sexos, passaram a serem atendidas em período integral, dentro de suas necessidades de educação, saúde, alimentação, educação moral, lazer, recreação e transporte, retornando para seus lares no final do dia.
Até 1993, 750 crianças eram atendidas em três unidades de atendimento localizadas nos seguintes bairros da cidade de Franca/SP: