UNIDADE 1

Almir Barbosa Oliveira
Diretor da Unidade I
Kátia Moura Lance
Assistente de Direção – Unidade I
Andréa Cristina de Oliveira
Coordenadora do Ensino Médio
Schébina Ramos Batista
Orientadora Educacional do Ensino Médio
Fabiola Liboni Margato
Coordenadora do Ensino Fundamental I
Priscila de Castro
Coordenadora do Ensino Fundamental II
Ana Elisa Andrade
Orientadora Educ. do Ensino Fundamental II
Elisa Garcia Bertoni Idalgo
Coordenadora da Educação Infantil

A educação proporcionada pela escola tem por finalidade preparar o educando para desenvolver da melhor forma possível o seu papel na sociedade, provendo-lhe princípios éticos de liberdade, dignidade, solidariedade, autonomia, responsabilidade, tolerância, respeito mútuo e diálogo no cotidiano.

O processo de ensino-aprendizagem, nas Escolas Pestalozzi, é construído tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real do aluno e como ponto de chegada os objetivos estabelecidos pela escola. Esses são adequados à faixa etária e ao nível de conhecimentos e habilidades de cada grupo de alunos.

Na tarefa educativa, a relação professor-aluno é o núcleo fundamental. Nela, o professor trabalha através de uma dimensão positiva, constitutiva da relação social, na qual o aluno será respeitado para todos os fins, em que a disciplina é a base para a organização.

As Escolas Pestalozzi - Unidade I e II são mantidas pela Fundação Educandário Pestalozzi, entidade jurídica de direito privado de fins sociais e culturais, não lucrativos e norteia-se pela filosofia emanada por esta entidade, baseada na Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

Considera o homem como espírito em constante evolução e a educação como força propulsora de todo processo evolutivo.

Mantém também um trabalho social voltado para a educação de crianças em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, atendidas integralmente no Lar - Escola e no Projeto Girassol na Unidade II e ainda assiste alunos bolsistas das Unidades I e II.

CURSOS OFERECIDOS

O Sistema de Ensino Anglo é utilizado na Educação Infantil (Pré I e II), no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio.

Os primeiros anos de vida são anos verdadeiramente de educação.

Segundo as ciências que estudam o desenvolvimento infantil, a construção da inteligência e a aquisição da aprendizagem, bem como a aquisição de habilidades, de valores e das atitudes, são desenvolvidas nesta fase e servem para toda a vida.

Nossas crianças precisam viver a infância em ambientes enriquecedores que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais possam interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social.

Aqui, na Escola Pestalozzi, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados sempre atentos e carinhosos ampliando e sistematizando os conhecimentos, valorizando e respeitando as hipóteses, interesses, a criatividade e formas de expressão das crianças.

Em nossa prática pedagógica procuramos oferecer diversas possibilidades educacionais para que a criança descubra suas potencialidades. Trabalhamos as várias áreas do conhecimento simultaneamente através de projetos didáticos para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e contextualizada.

A Escola conta com vários espaços alternativos como: sala de psicomotricidade, sala de música, laboratório de Ciências, laboratório de Informática, horta pedagógica, brinquedoteca,videoteca biblioteca, sala de expressão corporal (Educação Física), cozinha experimental, cantina saudável, parque coberto, parque de areia e toda a estrutura necessária nas salas de aula.

Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente planejado, pensando na segurança, aprendizagem e alegria de nossas crianças.

FOTOS

Ao reconhecer nossos alunos como seres íntegros que aprendem a ser e a conviver consigo mesmos, com os demais e com o meio ambiente de maneira articulada e gradual, nossa proposta pedagógica busca a interação entre as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã com conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.

No Ensino Fundamental II do Pestalozzi, o aluno adquire mais autonomia em seu estudo individual, ampliando sua capacidade intelectual, criativa e de comunicação. Aliado à moderna tecnologia, o aluno dispõe de um corpo docente especializado e competente, capaz de auxiliá-lo na apropriação do conhecimento.

Valorizamos o conteúdo disciplinar, a precisão de conceitos e noções, o estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, a exigência de estudo diário. Os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

Ao material Anglo, incorporamos novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, a inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.

O Ensino Médio constitui-se na etapa final da escolarização básica que se inicia na Educação Infantil.

Para uma educação voltada para o século XXI, a UNESCO estruturou quatro pilares a serem cumpridos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) reafirmam esses alicerces, objetivando que, além do conhecimento adquirido pelas diferentes linguagens e seus códigos, o aluno tenha despertado o apreço pela Ética e pela Estética.

A Estética não só representa as Artes, como o interesse pelos sistemas teóricos de grande valor para o desenvolvimento científico, modificando e otimizando as condições de vida, sejam elas ligadas à saúde, lazer, educação, economia, política. Enfim a ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE representa o TRABALHO justo e responsável.

A Ética é representada pela Moral e reflete as ações entre os homens, como se relacionam, culminando com a regra de ouro de tratar o outro como gostaria de ser tratado. Visa formar pessoas solidárias, privilegiando o aprender a ser com toda forma de respeito.

O Ensino Médio da Escola Pestalozzi tem seus valores calcados, desde a sua criação (1944) na Ética e na Estética, no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a viver e no aprender a ser. A filosofia da Instituição, desde o seu nascedouro está expressa pela tríade Pestalozziana: Trabalho – Tolerância – Solidariedade.


Pelo TRABALHO: - através dos estudos científicos, levamos nossos alunos a sair do senso comum, tornando-os mais analíticos, críticos e reflexivos ao desenvolverem competências e habilidades, qualidades exigidas pelo pensar científico (saber, saber fazer e o viver na formação de seu ser). Concorrem para isso, além do ensino de qualidade, inúmeros projetos: treinamentos para as Olimpíadas Paulista e Brasileira – TOM, TOF, TOB; Estudos sobre a Neurociência, Teatro, Saraus Literários; Desafios Web, Iniciação Científica, entre outros. Estética do saber e do fazer.

Pela TOLERÂNCIA: - o respeito à diversidade em uma sociedade cheia de preconceitos. Somos seres diversos e não iguais e é isso que nos torna ricos em criatividade, em espírito inventivo, resilientes, diferentes em pensar, em sentir e em agir. Projeto como o “Despertar” faz nossos alunos acordarem para a desigualdade, empreendendo ações humanizadoras, não aceitado a exclusão, a intolerância e a intransigência.

Pela SOLIDARIEDADE: - ajudar e ser ajudado, ensinar e aprender, viver e ajudar a vida brotar. Esses preceitos impregnam nosso modo de ser. Dificuldades há, sejam estas de ordem cognitiva, afetiva ou ética. O trabalho é árduo, no entanto, estamos convictos que formaremos cidadãos, no mundo, para o mundo e pelo mundo.

Eis a nossa diferença.

GALERIA

Vista Aérea
Fachada Unidade I
Sala de aula (Ensino Médio)
Auditório com 280 lugares
Espaço de convivência com cantina
Biblioteca com mais de 20.000 títulos
Ginásio Poliesportivo
Laboratório de Informática
Laboratório de Ciências
Restaurante