imagem-logo




EDUCAÇÃO INFANTIL DO PESTALOZZI

ATIVIDADES ESPECÍFICAS:
PROGRAMA LÍDER EM MIM:

Desenvolver as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornar a criança protagonista de sua própria vida e da transformação da sociedade. Por meio da vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, o Líder em Mim vem ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).

INGLÊS:

Nos primeiros anos da infância, o cérebro tem uma plasticidade que permite ouvir e discriminar uma infinidade de sons, o que facilita especialmente o aprendizado de um novo idioma. A obtenção do segundo idioma acontece de forma simples e lúdica, pois a criança aprende em conjunto com a língua materna por meio de brincadeiras, jogos, histórias, músicas, vídeos, entre outros recursos.

EDUCAÇÃO MUSICAL:

Nas aulas de música, a criança tem contato com diversos estilos musicais, instrumentos, timbres e gêneros musicais. Através dos sentidos, a criança conhece o mundo e amplia sua inteligência. Através de histórias e brincadeiras musicais, pesquisas sonoras e momentos de exploração, a criança descobre e reconhece fontes sonoras, que a auxiliam a identificar e conhecer o mundo que a cerca. Brincando e interagindo com sons diversos, a criança vivencia os elementos musicais de forma natural e se apropria da linguagem musical, se divertindo e ampliando seu repertório e sua leitura do mundo.

LAB. KIDS:

Crianças são curiosas por natureza e adoram colocar a mão na massa. Assim, as experiências são muito importantes para que elas construam o conhecimento de forma lúdica, aguçando seus olhares na investigação. O Espaço propicia uma melhor aprendizagem através de diversas atividades e experiências que buscam complementar os conteúdos estudados em sala de aula. A sala conta com amplo espaço para atender às demandas de práticas inovadoras de ensino, buscando despertar desde cedo o incentivo e a curiosidade pela ciência por meio de experimentos. Uma vez por semana.

LINGUAGEM CORPORAL:

As experiências do brincar, aliadas ao trabalho de consciência corporal, tornam o desenvolvimento infantil muito mais completo.

HORTA PEDAGÓGICA:

Oferecer espaços para o cultivo aproxima os alunos da natureza, gerando uma importante relação afetuosa com a mesma, de modo a conscientizá-los sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral.

CULINÁRIA:

São momentos que oferecem a possibilidade de investigação, de levantamento e validação de hipóteses, de vivenciar situações de contagem, de aprendizagem de noções matemáticas, de leitura da receita, de explorar os órgãos dos sentidos.

BRINQUEDOTECA:

É um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança. Desenvolvem a noção de espaço, lateralidade e a coordenação motora e ainda a interação com o grupo e tantas outras habilidades.

PSICOMOTRICIDADE:

É um ambiente que estimula e auxilia o desenvolvimento, por meio de experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas que são muito importantes para desenvolvimento infantil. As crianças realizam movimentos corporais, criam brincadeiras, aprimoram a imaginação, convivem com o outro e, principalmente, aprendem a partir de seus próprios movimentos. É na Educação Infantil que a criança busca experiências, forma conceitos e organiza o seu esquema corporal. Aulas desenvolvidas com o professor de Educ. Física e professoras sempre que necessário.

PARQUES COBERTO; AREIA; COQUEIROS; ESTACIONAMENTO:

É por meio de brincadeira livres e das situações que criam, individualmente ou em grupo, que as crianças buscam compreender e explicar o mundo à sua volta. Um espaço para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais que elas usarão ao longo da vida.

PROJETOS DESENVOLVIDOS DURANTE O ANO LETIVO:
DATAS COMEMORATIVAS:

As datas comemorativas estão sempre presentes no cotidiano escolar, oportunizando situações que favorecem a construção do conhecimento pelo educando de maneira prazerosa e interativa.

MALETA DA LEITURA:

É uma forma lúdica de se ampliar o repertório das crianças aumentando suas possibilidades de comunicação e expressão (gestual,verbal, plástica, dramática e musical) despertando o interesse pelos diversos gêneros literários. Através desse projeto as crianças podem despertar a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, além de oportunizar um momento de aproximação entre a família e a criança.

VIAGENS PEDAGÓGICAS:

Nesta fase, os estudos do meio são um preparo para as novas fases da vida que virão, repleto de novos conhecimentos e descobertas!

NOITE DO SONINHO:

Uma noite mágica, lúdica, cheia de aventuras e magia. A superação visando aprendizados múltiplos e o estímulo à autonomia.

SEMANA DE EDUCAÇÃO AO TRÂNSITO:

Formar cidadãos conscientes merece dedicação desde muito cedo.

PROJETOS DE ENCERRAMENTO:

A culminância faz parte da etapa de apropriação de resultados, por meio da qual os professores e alunoscompartilham os resultados alcançados, as competências desenvolvidas, as aprendizagens conquistadas. É o momento em que a famíliainterage com o que seus filhos desenvolveram tanto em aspectos cognitivos quanto socioemocionais.